quarta-feira, 7 de julho de 2010

RECOMENDAÇÕES EM CASO DE OCORRÊNCIA DE ONDA DE CALOR

1. TORNE A SUA HABITAÇÃO FRESCA
Durante o dia feche as janelas persianas e portas, sobretudo aquelas viradas a sul. Abra as janelas persianas e portas à noite, quando a temperatura exterior baixar. Se a sua casa estiver equipada com sistema de ar condicionado feche também as portas e janelas para poupar energia. Recorra a ventoinhas, mas lembre-se que a partir de 35ºC o efeito de arrefecimento é diminuto.

 
2. AFASTE-SE DO CALOR
Mantenha-se em casa. Mude-se para a divisão mais fresca da sua habitação (geralmente são as divisões viradas a norte). Caso não seja possível arrefecer a sua casa permaneça 2-3 horas por dia em espaços frescos (ex. igrejas, centros comerciais ou lojas com ar condicionado). Evite sair de casa nas horas de maior calor (entre as 11h e 17h). Evite actividades físicas intensas, trabalhar ao ar livre ou praticar desporto. Procure as sombras e muito importante, nunca deixe crianças ou animais dentro de veículos imobilizados mesmo por pouco tempo.


3. MANTENHA O CORPO FRESCO E HIDRATADO
Refresque-se com banhos e duches ou, em alternativa, molhe-se com toalhas ou panos húmidos. Use roupa fresca e larga e opte por tecidos de algodão. Se necessitar sair use sempre chapéu de abas largas e óculos de sol. Beba regularmente água, evite bebidas açucaradas ou alcoólicas.



3. AJUDE OS OUTROS
Ajude os familiares, amigos e vizinhos. Caso a pessoa esteja a tomar medicamentos, verifique junto do médico de família se existe necessidade de alterar ou ajustar os medicamentos. As pessoas idosas ou doentes que vivem sozinhas necessitam da sua ajuda, telefone-lhes e visite-os pelo menos uma vez por dia.


5. SE TIVER PROBLEMAS DE SAÚDE
Se sofrer de doença crónica ou estiver a tomar medicamentos aconselhe-se com o seu médico de família.



6. SE SE SENTIR MAL
Se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tenha sede intensa e dor de cabeça procure ajuda de imediato. Dirija-se para uma divisão mais fresca e meça a temperatura corporal. Beba um pouco de água ou sumo de fruta para se hidratar. Se estiver a fazer exercício e sinta dores musculares (em especial nas pernas, braços ou abdómen) pare imediatamente, repouse num local fresco e beba líquidos contendo electrólitos para uma hidratação mais rápida. Consulte o seu médico de família em caso de sintomas anormais ou persistência dos mesmos. Ligue imediatamente para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) ou ligue para o 112 sempre que alguém apresente os seguintes sintomas: pele seca e vermelha, delírio, convulsões e/ou desmaio. Enquanto espera pela assistência médica, desloque a pessoa para um local mais fresco, numa posição horizontal elevando as pernas, tire a roupa e promova o arrefecimento externo (toalhas húmidas na zona do pescoço, axilas e virilhas) e pulverizando com água fresca (25-30ºC). Meça a temperatura corporal. Não administre ácido acetil salicílico (aspirina) ou paracetamol.

Sem comentários: